7 de setembro de 2016

# caloiros # college

DICAS PARA QUEM VAI PARA A FACULDADE



Pois é, chegou outra vez aquela altura do ano pelo qual nenhum de nós anseia, pelo menos eu continuava muito bem de férias. Mas como tem de ser, vim aqui dar-vos algumas dicas para aquelas que vão para a faculdade ou estudar fora de casa.




1. Cidade
É essencial que possam escolher de livre vontade a vossa cidade, porque é o sítio onde vão viver durante os próximos 3, 4 ou 5 anos. Muitas vezes a pressão dos pais faz com que tal não seja possível mas expliquem que é uma escolha que tem de ser vossa e decidirá o vosso futuro.

2. Companheir@s de quarto
Isto é muito importante, na altura de procurar quarto, muitas pessoas vão sozinhas e acabam por ficar em apartamentos com pessoas que não conhecem. isso pelo menos para mim não é muito "bom" porque não sabemos o que vamos encontrar, tanto pode ser muito bom ou muito mau, pelo que recomendo que procurem amigas em que confiem ou mesmo um familiar (eu vivo com o meu irmão, por exemplo) para viver com vocês. No entanto ao viver com desconhecidos fazem novos amigos e talvez amizades para a vida, mas tudo depende muito da vossa personalidade.

3. Conhecer pessoas
Para muitos isto pode ser um bicho de sete cabeças. Cidade nova, casa nova, pessoas que nunca viste na vida... mas tenham calma, não é assim tão difícil fazer amigos na faculdade, até porque a maioria das pessoas estão numa situação igual a vossa e não conhecem ninguém. Há imensas actividades no inicio do ano nas diferentes faculdades que ajudam a que os alunos interajam e se conheçam, e não, não estou a falar só da praxe. 
Eu não me considero anti-praxe mas também não sou praticante, digamos assim. Fui um dia à praxe da minha faculdade, não gostei, nunca mais lá pus os pés, tão simples quanto isso. Claro que o que não podem fazer é não experimentar e partir logo do princípio que não gostam. As praxes são diferentes de faculdade para faculdade, por isso não se deixem guiar por opiniões de pessoas de outros sítios. 
Mas, para aqueles que não gostarem de praxes, há sempre jantares de convívio, equipas desportivas, organizações às quais se podem juntar ( Udream, AIESEC, EXUP, etc...), entre muitas outras actividades.

4. Refeições
Chegamos à parte da sobrevivência. Tudo a postos para começar o ano e lembram-se: COMO É QUE EU VOU SOBREVIVER SEM A COMIDA DA MÃE? Antes de mais, respirem fundo. De seguida, investiguem, comecem a aprender e a experimentar novos cozinhados, há imensas dicas, tanto na TV como na Internet, isto, claro, sem pegar fogo à casa, muito cuidado quanto a isso :P.

5. Estudar
E por último, mas não menos importante, aliás, é o mais importante de andar na faculdade, ESTUDAR!!! Devem sempre fazer o máximo de esforço para manter a matéria em dia, visto que numa aula dão quase um livro de matéria e se não forem acompanhando depois torna-se muito complicado de apanhar o fio à meada.
Isto nem sempre é fácil mas em semanas que estejam muito ocupadas, guardem os fins de semana para por a matéria toda em dia e desta forma será mais fácil na altura das frequências e dos exames.

7 comentários:

  1. adorei as dicas :) acho que são todas igualmente importantes e com esforço e dedicação conseguimos sempre fazer tudo ^^
    beijinhos

    http://umacolherdearroz.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Boas dicas! No ano passado mudei-me para Coimbra sozinha e, por acaso, tive sorte em tudo: boas colegas de casa, bons amigos e uma excelente cidade.

    Marli, do My Own Anatomy ♥

    ResponderEliminar
  3. Sobrevive-se muito bem sem a comida da mãe, até chegamos a descobrir um novo lado nosso ahah
    Beijinhos,

    A Maiazita
    Back To School Giveaway

    ResponderEliminar
  4. Bom eu não estudo, mas lendo seu Post flor, você escreveu que para fazer amigos não é um bicho de 7 cabeça, acredita que para mim quando estudava em colégio normal era? Demorava a fazer amizade, mas fazia, agora está certa o que escreveu, a gente não sabe se o desconhecido é bom ou ruim, suas palavras concordo, devemos levar alguém conhecido em lugares novos, como faculdade.
    magrafelizpensa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Gostei do post :) Realmente é uma altura complicada!

    http://www.mykindofjoy.com/2016/09/26.html

    ResponderEliminar
  6. Vou entrar para a universidade este ano e estás dicas são vão ajudar-me imenso!

    beijinho,
    priceless-ambition.blogspot.pt

    ResponderEliminar